Apesar de cada criança ter o seu tempo, os pais podem ajudar a criar uma ambiente que facilite o desenvolvimento

Cada criança tem seu tempo próprio e os pais não conseguem fazer com que ela fale ou ande antes de estar preparada. A família, no entanto, consegue criar um ambiente que colabore com o desenvolvimento do bebê e facilite o aprendizado.

Como cada criança cresce e se desenvolve no próprio ritmo, é inútil e prejudicial comparar os progressos do seu filho com os dos dos seus amigos.

Em geral, as primeiras palavras que o bebê pronuncia aparecem lá pelos 6 meses de idade. No começo, pode parecer uma língua de outro planeta, mas é um esforço dele em se comunicar com os pais.

Entre 1 e 2 anos, a criança já tem um vocabulário de cerca de 50 palavras, e com 2 anos e meio, conseguirá formular frases a sua maneira, é claro.

Os pais podem ajudar no desenvolvimento da linguagem do bebê falando bastante com ele , devagar e claramente, descrevendo as coisas que está fazendo e usando (como peças de roupas, tipos de alimentos). Além disso, devem  facilitar ao máximo o uso das palavras, chamando, por exemplo, todos os tipos de calçados de apenas sapatos.

Preste bastante atenção enquanto ele fala, para que fique estimulado a falar mais. Os livros de figuras e os DVDs educativos infantis podem ajudar a criança a associar as palavras aos objetos.

É preciso ter paciência e tentar compreender o que a criança quer, não se antecipando e permitindo que complete a palavra ou frase sozinha. Estimule-o sempre a falar e não o repreenda quando errar.

CONFIRA NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram – www.instagram.com/EnxovaisFofinho
Twitter – www.twitter.com/EnxovaisFofinho
Pinterest – http://br.pinterest.com/enxovaisfofinho
Youtube – http://bit.ly/fofinho-youtube

Assessoria Digital / Programação Visual: Itta Digital Marketing
Redação: Douglas Comito

Deixe um comentario